sábado, 23 de dezembro de 2006

circuito vale europeu de ciclo turismo Timbó-Pomerode 11/12/2006


Percorri o
circuito vale europeu de cicloturismo de 11/12 a 18/12/06, com três amigos.
Sai pedalando de Florianópolis rumo a Timbó, onde inicia o circuito em 09/12.  depois de pedalar o dia todo pernoitei na casa de amigos em Blumenau, Valéria e Jung.
No dia seguinte, após participar de passeio ciclístico pela ruas de



Blumenau, onde encontrei mais amigos da região
saimos para almoçar juntos em indaial, passando pelo morro do Encano ( quase uma trilha, subi derrapando e desci resvalando) Renato, te pego!!
Cheguei a Timbó a tarde, fui ao restaurante Thapyoca pegar a credencial mas a pessoa encarregada, o Dimas, não estava,e os outros ainda não estavam informados, afinal é coisa recente, ainda está sendo estruturada.

Doida por um banho segui para o Jardim Botânico, onde montei minha casinha . o local é muito bonito, sossegado, tem galpões e banheiros . Não é pago mas precisa autorização da prefeitura, principalmente para grupos.


Mais tarde, graças a intervenção do Jung, o Sérgio, secretário de turismo de Timbó, que iria participar do circuito, ligou e depois apareceu . Iria pegar a credencial a noite, tava tudo certo, pude ficar curtindo a tranquilidade do local, só eu e os mosquitos no camping.
Depois de um lanche reforçado pelas frutas que a Valéria havia me dado em Blumenau, pra caminha...
De madrugada, chuvinha refrescante, pode chover a vontade, esta barraca eureka agüenta até tempestade tropical (comprovei numa viagem pelo Uruguay)



Dia 11/12, segunda-feira, pedal na estrada, largada para o circuito no restaurante Thapyoca onde já estavam Carlos e Malu, de Camboriu e Sérgio, estreando seus alforjes.
Seguimos devagar, planilha no porta-mapa, tinha que virar a cabeça para olhar, o carlos prevenido havia feito cópia ampliada, já foi eleito navegador.


Setinhas amarelas aparecendo, que lindo, ainda não estávamos de olho treinado para achar algumas danadinhas, íamos tateando...
Todos felizes,admirando a paisagem,sentindo os cheiros, os sons; aquela sensação de começo de viagem, na expectativa de muita coisa legal pela frente.
Passamos em Rio dos Cedros, fomos na igreja, depois na prefeitura, aproveitamos para conversar com as funcionárias do turismo, carimbamos a credencial, tivemos uma acolhida muito cordial e simpática..


Depois do lanche na panificadora novo sabor, onde compramos sanduíche pro almoço, seguimos para Rio Ada. A paisagem volta a ser rural , com rio e muito mato.
A parada para almoço foi em rio Ada, numa mercearia ,antes da subidona , já era meio-dia. Nesta mercearia carimbamos a credencial.ihh, vai faltar espaço, cicloturistas animados pra pedalar e pra carimbar hehe.
Nete lugar, rio ada, no meio do nada , uma igreja, um boteco, quatro malucos de bicicleta, eis que qu surge na curva da estrada mais um maluco, todo equipado, falndo pelos cotovelos.oque? é tu o Gensterberger da bikesul de curitiba ? só conhecia pela lista, imaginava um alemão de olhos azuis e cabelo amarelo , mas é um afro-descendente, com toda energia, caramba!!
Conversa daqui e dali, Genstenberg seguiu, precisava fazer o circuito em versão resumida para mais tarde trazer um grupo .
Depois de baixar o almoço, pegamos a subida, puf,puf, quanto mais alto mais lindo,uhuuuu...arriba.
Após a descida vem a Rota Enxaimel, é de parar em cada casa pra tirar fotos.
Chegando a POMERODE,chuvinha de novo, passamos uma bifurcação onde sentimos difuculdade de orientação, Gensterberg apareceu de novo,sugeriu a colocação de uma manilha com a indicação, achamos legal, eu já planto flores nela. Fomos os 5 para a Pousada Max, indicada pelo clube. Ao lado da pousada, uma confeitaria alemã com todas as doces tentações. Eu e Gensten largamos as bici e atacamos um apfelstrudel divino maravilhoso.
Depois de banho, perfume e batom fomos, com cara de gente de cidade, jantar no restaurante Langue , muito bom, pessoas gentis e atenciosas,delícia.
Na pousada não recebemos o tratamento (pela proprietária) e nem o desconto esperado. espero que isto mude.
Esta fica numa rua central, de paralelepípedos e durante a noite não fica silencioso para dormir; por sorte tinha aparelho de ar condicionado que encobria o barulho da rua. Banheiro bom, chuveiro legal, colchão bom, roupa de cama cheirosa.
Dois aspectos importantes para hospedagem de quem viaja de bicicleta e que o pessoal não está acostumado: lugar para guardar a bici e estrutura para lavar e secar roupas.
Aqui a funcionária foi pega de surpresa mas deu um jeito: pudemos usar a lavanderia e os varais e as bici foram guardadas na lavanderia, meio apertadas; se tivesse mais bicicletas não sei...
Distância percorrida: 52 Km
Tempo de pedalada: 04:00 h.
Velocidade média: 13 Km/h
Custos por pessoa:
Lanches: R$ 11,00
Jantar: R$ 11,00
Hotel: R$ 33,00
Total R$ 55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário