sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Briallos /Portas - Santiago de Compostela 25/08/2008

Ùltimo dia do caminho, os senderos são fáceis, lindos trechos de bosque, muitos riachos cortando o caminho. mais trechos urbanos.
após caldas de reis um trecho de trilhas por dentro de floresta com árvores grandes e pelo jeito bem velhinhas, descidas ótimas.
no final de um destes trechos , no concello de valga, uma barreira com policiais  da protecccion civil me parou para carimbar  o passaporte e perguntou se havia mais peregrinos perto.
Nesta igreja havia um cemitério com as tumbas de pedra, inclusove a tampa.as tumbas têm internamente o formato da cabeça, prá ficar encaixado....



Muitos trechos de estrada nacional, achei estranho que até o santuário la esclavitud fica bem na beira de uma estrada movimentada e barulhenta. Não dá nem prá curtir a fonte em frente a igreja.
agora quero é chegar logo a santiago. Perto da cidade, a subida do Milladoiro dá prá ver as torres da catedral. assim cheguei as seis horas, com um sol lindo , um céu azul e muuita gente nas ruas.
muito interessante ver tanta gente de mochila e também de bicicleta pelas ruas históricas.
após os trâmites de praxe na oficina do peregrino fui para o albergue do seminário menor.
ao chegar fiquei em dúvida se era mesmo o albergue, devido a imponência do conjunto de edifícios, rodeados de jardins.
subindo uma escadaria de mármore cheguei aos aposentos dos peregrinos: 700 camas distribuidas em vários quartos. O preço aqui é mais alto:12 euros na alta temporada mas pode-se ficar mais de um dia e é possível até fazer reserva pelo site.
fiquei dois dias em Santiago caminhando pela cidade , conhecendo os prédios históricos e conversando com muita gente de diversos paises, além de provar as delícias da culinária para repor as energias.


fotos em www.picasaweb.google.com.br/hilarocha









 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

camino portugues Redondela -Briallos

Mais um dia de sol total, céu azul, muito calor, dia lindo, muito verde me acompanhando nesta etapa.
após parada para café despedi-me desta bela cidade de Redondela com suas ruas de pedra, sacadas com gerânios e gente simpática.Na saída da cidade ficou um pouco confuso as indicações, eu e mais alguns peregrinos ficamos em dúvida, após percorrer uma avenida. Mas nas cidades é só perguntar, parece que todos os moradores conhecem o caminho, é muito legal.
após uma linda subida, a última vista da cidade com o mar.
 Entre Arcade e Pontesampayo, desagua o rio Verdugo na Ria de Vigo. Para o vencer vais percorrer uma extensa ponte medieval, que foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da campanha de 1809, contra as divisões de Napoleão comandadas pelo Marechal Ney e que se dirigiam para Portugal.
destaque para cidade de Pontevedra, linda, com arquitetura bem conservada, ruas limpas e agradáveis.
aqui um trecho do caminho está interrompido por obras perto da ponte e  não havia indicação.
depois de Pontevedra mais trechos de bosque com lindos senderos, um deles impossível para pedalar, bem ao meio dia.
e muita uva pelo caminho mas ainda estão verdes....
como  havia dormido muito pouco na noite anterior , ao chegar no albergue de Briallos resolvi encerrar a jornada, principalmente porque o albergue era muito sossegado, num lugar retirado, longe de ruas e casas. apesar de ser albergue particular o preço foi o mesmo dos outros: 3 euros. e encontrei uma família de  portugueses muito simpática que me "obrigou" a compartilhar o jantar.
Neste albergue que parece novo, há dois quartos, com total de 27 lugares, lavanderia e cozinha.
dormi num beliche que estava encostado em outro onde um gurizão de noite rolou pro meu lado, dei um chute nele, haha, coitado, acho que tava sonhando ...foi muito engraçado.
 
alguns relatos de peregrinos dizem que em alguns albergues os hospedeiros enxotam os peregrinos logo de manhã , acho que isto acontece  mais no caminho francês, que é mais movimentado e os albergues são maiores.
aqui não tive este problema, dormi com máscara e tampones na zoreba e depois que sairam os caminhantes ainda virei pro lado prá dar uma finalizada no descanso.
O que passa é que muitos caminhantes saem cedo, quando ainda está escuro, então chegam cedo , no próximo albergue, dão uma dormida a tarde e depois levantam descansados, vão jantar, e daí só vão dormir lá pelas 11 horas, meia noite: assim  quem quer dormir mais cedo a noite não consegue.