domingo, 1 de abril de 2007

carretera austral-parque pumalin 15/02 a 24/02/2007






Chegamos a caleta gonzalo no fim do dia, pós uma linda travessia no transbordador.


ficamos no primeiro camping, a poucos metros da rampa.lindo como tudo aqui.




atravessamos a ponte sobre o rio Gonzalo onde há um funcionário para receber o pagamento: 1500 pesos
Foi possível armar as barracas ainda com alguma luz, porque aqui não há luz atificial, aqui começa o parque Pumalin, que é cortado pela carretera austral, onde não há luz, água quente e comida é raridade. Mas sobra beleza.












Ao chegar na caleta gonzalo há um serviço de informação turística onde pode-se comprar um mapa do parque . Pode-se tbém imprimir no site onde há informação www.parquepumalin.cl


Há também um café muito gostoso com lareira, um café completo sai por 3500,00, se estiver a fim de esbanjar












A umidade desta noite foi impressionante .e o frio também. Vesti todas as roupas que tinha, roupa de lã, meia delã,me enfiei no saco de dormir (para zero grau no extremo) e senti um pouco de frio.No dia seguinte, a névoa cobria a paisagem, estava muito frio, dei uma volta na caleta, e não resisti a tomar o desayuno no cafe da caleta, apesar do preço .


Foi muito agradável, sentei ao lado da lareira e aproveitei, na companhia do ciclista espanhol. ai,ai...

depois fomos no sendero cascadas, vegetação fechada, o sendero acompanha o rio. Na volta, já aquecida tomei banho no rio, geladíssimo, uma delícia. acharam que eu era loca. Outro local bom prá banho é perto do campo de pouso, pergunte onde há uma poça.






Em todo parque Pumalin a região é úmida, os senderos geralmente estão enlameados e é bom estar com botas ou a fim de meter o pé na lama , evitando alargar as trilhas. É bom um bastão de apoio para as subidas e descidas escorregadias, há muitos cajados de árvores já cortados.


Fiquei alguns dias no parque Pumalin, onde a cada dia fazia trekking :senderos de cascatas, vulcões,glaciares, e acampando em vários lugares. O Parque dispõe de vários campings mas o máximo de estrutura é :banheiros , galpões abertos para cozinhar e pequenos sítios(techos) cobertos para armar a barraca.Em dois campings, na caleta gonzalo e no Michmahuida há venda de pão, ovos, algum enlatado mas os preços são muito altos, porém o pão é caseiro (pan amasado), e vale os 100 pesos a unidade, as vezes tá saindo do forno,quentinho. Os senderos são sinalizados, alguns tem partes cobertas por madeira, legal pra evitar o desgaste do terreno, formação de valas, tal.








Após um dia de sol, na caleta Gonzalo, choveu a noite e no dia seguinte saí com chuva e frio para camping cascada escondida , onde há entrada para o sendero de mesmo nome. Próximo há o sendero dos alerces, lindo demais, é curto mas é pra fazer em silêncio, devagar, contemplando as magníficas árvores centenárias que podem chegar a 4000 anos , 50 metros de altura, diâmetro de 3 metros.


Há tbém o sendero do vulcão tronador, com uma laguna no topo. As trilhas no parque são somente para caminhar, não é permitido bici.


Mais um dia de chuva fina, este é o sul do chile, fui para camping lago blanco passando pelo lago negro.


Após armar a barraca no sítio mais bonito, vista pro lago, chegaram meus amigos andrés e Katy, molhados , e ficamos felizes com a coincidência :os locais de camping ficam escondidos, cada um tem um acesso individual e eles foram direto onde eu tava.


Aqui é cobrado 5000 pesos por sítio e dividimos o pagamento quando veio o guarda parque cobrar. Ajeitamos as barracas meio apertadas, um lio, como dizem aqui, muito divertido. Após mais uma noite de chuva e frio, atendendo aos pedidos de Katy, amanheceu ensolarado.


Ao abrir a barraca e ver o o espelho do lago iluminado pelo sol, fiz um ohhhohh que acordou os vizinhos.


o passarinho que vem nos “acompanhando” ,


o chucao, tava ali, mansinho,curioso, até entrou na mochila do andrés.


Próximo camping, Michinmauida. Acampamos num lugar lindo,com vista para o vulcão, com o fascinante glaciar no topo.



A noite foi a mais fria, de manhã havia cristais de gelo na barraca. Alguém disse que fez -3 graus de madrugada.








Para subir ao vulcão e ver o glaciar de perto tem que sair cedinho : são 10 horas de caminhada, parte no acesso do camping e, parte na carretera até a entrada do sendero, onde o trecho inicial é suave e por dentro da mata , depois é mais íngreme, aberto e árido, e cheio de mutuca.






Ficamos frustrados por não poder tocar o gelo verde, só chegamos perto do gelo negro, coberto pela areia vulcânica. Tentamos ,mas há muitas pedras soltas no topo.


E é bom voltar correndo para se aquecer e enfrentar o banho gelado. Tudo gostoso:depois do banho ,pão caseiro quentinho comprado no almacen do camping.


Dia seguinte , chuva forte, frio, me enchi de roupa, jaqueta de chuva, luva de dedo, as mãos e pés congelados, uma delícia. Destino: Chaiten , que fica a 56 km da caleta gonzalo No caminho passou por mim o caminhão de lixo do parque com vários mochileiros, andrés e katy também. Será que estavam tão sujos assim? Jejeje.


No caminho, playa santa bárbara, camping Los arrayanes.


Chegando a chaiten, no trecho que é asfaltado, caiu um pé-dágua, encontrei alguns mochileiros já conhecidos, na avenida costanera e me indicaram um camping barato e legal: hospedage violeta.





é muito doido, o camping é totalmente coberto e fechado, é um galpão com divisões para cada barraca, 1500 pesos por pessoa e na parte de cima há camas por 4000 pesos. Tem banho quente e tomadas prá carregar as pilhas . Os donos são legais. Por mais 1000 pesos pode usar a cozinha da casa.


Após me instalar sai pra comer e fiz a extravagância de ir no restaurante brisa del mar: salmão, vinho...nem conto quanto foi a conta, mas valeu, fiquei em estado de graça. Já havia parado a chuva, deitei num banco na avenida costanera e fiz a siesta, dormi mesmo, incrível. Encontrei um companheiro de ruta, Bruno, belga, também ficou na hospedage violeta.


Encontramos mais outros mochileiros que estavam na caleta gonzalo e de noite fizemos a festa com queijo e vinho.


Dia seguinte comprei querosene na estacion de servicios e dei uma geral na bici.


Almoço foi na cocineria, é muito interessante, são vários restaurantes no mesmo espaço, fazem comidas típicas, pescados, é tipo um mercado, com boxes e também vendem peixe e algas pra preparar. na costanera tem um mercado de artesanias, comprei uma colher de alerce.




De chaiten próxima parada é termas del amarillo, que faz parte do parque Pumalin. Os 30 km estão quase totalmente asfaltados. No vilarejo, do lado direito, antes da ponte há uma confiteria que serve comida na casa, uma delícia. Estava chovendo, frio, parei aqui para almoçar: sopa de marisco, ervilhas... Difícil foi subirr os 5 km de acesso as termas depois de comer.




Pode-se ficar no camping (1500 pesos) antes das termas , pagar a entrada(3000) nas termas e ir e voltar os 5 km do acesso ou pagar 7500 pesos no total e montar a barraca em um techo(teto) perto das piscinas.




Aqui compensei todos os banhos gelados: fiquei uma hora de molho na piscina: chovia, estava frio, as piscinas são ao ar livre, forma-se uma nuvem de condensação, é demais. a temperatura é de 45 graus mas é mais alta na saída da fonte até peguei prá fazer uma papinha de aveia. Há piscina de cimento e de fibra.











Nenhum comentário:

Postar um comentário