sexta-feira, 6 de abril de 2007

carretera austal - yelcho/santa lucia/futaleufú 24/2/2007 a 28/2/2007






Depois das termas del amarillo retornei a carretera, seguindo para Puerto Cardenas, a 38 km, onde há o lago yelcho e dois km depois o ventisquero yelcho. http://www.yelcho.cl/



neste trecho tive dois companheiros de pedal de Santiago. Fiquei no camping ventisquero que tem aquecimento a lenha (1500pesos )e o dono é bem engraçado e atencioso.Encontrei dois israelitas que estavam nas termas e a noite jantamos todos juntos, tentando conversar, naquela mistura de inglês e espanhol que já é comum aqui

Dia seguinte, apesar do frio acordei cedinho para subir ao ventisquero. O caminho é bem enlameado, a mata é linda, ao lado da trilha corre o rio de água do degelo, cor verde e antes do ventisquero há uma cascata e um trecho de gelo na passagem, pode-se caminhar sobe o gelo.





Era domingo e na volta vinha uma galera, havia dois ônibus de excursão. Me safei por pouco, pude fazer toda a trilha sozinha na maior paz antes da invasão dos colegiais.

Na volta o Harold, dono do camping preparou meu segundo desayuno: ovos com cebola, pão. Depois me deu umas frutas e aí percebi como estava carente de frutas, acho que de coisas frescas em geral, nos últimos dias só comia pão,aveia, nozes, frutas secas , macarrão, enlatados; a última fruta que comi foi no lago blanco uma banana que ganhei de uma alemã e dividi com meus amigos .

Dia de sol, parti para enfrentar a cuesta morgada, subida contínua de 10 km, paisagem linda, , Havia um casal de ciclistas no ventisquero que iria pegar um ônibus ao invés de pedalar ; disseram que a subida era terrível mas não é assim..o rípio estava bom, exceto no trecho antes de santa Lucia onde tem umas descidas com mais pedra. Soube que há pouco um ciclista holandês caiu aqui e quebrou a clavícula. Cheguei a villa Santa Lucia já entardecendo, havia saído do ventisquero yelcho as 16:30. Não há camping mas há muito lugar pra montar a barraca, sem banho..

Fiquei num residencial do lado de um almacen:10000 pesos com jantar e desjejum e mate e conversa na cozinha ao pé do fogão com a senõra e seus filhos. Aqui comi o melhor aji até agora, caseiro, uma delícia. E o pão também. E a cama também.uma cama de verdade!!quanto tempo!!

A noite estava linda, com lua, frio.

Dia seguinte, 80 km até Futaleufu, um percurso belíssimo, estrada de lascar pneu. Há campings, a 15 km e a 25 km de Sta Lucia . O caminho passa pela margem sul do lago Yelcho,. Depois Puerto Piedra a 30 km, logo Puerto Ramirez. Entrei em Puerto Ramirez, onde há um desvio a estrada é uma trilha pedregosa que chega a um portinho, acho q é um braço do rio Palena .tem que ir e voltar, mas é curtinho.

Voltando a estrada principal, perto da ponte , há um almacen onde comi a melhor empanada do chile, que estava saindo do forno.

Logo aparece o rio futaleufú com águas verde esmeralda, alguns dizem que é azul, a princípio calmo depois com corredeiras.Há várias estações de rafting e campings ao longo do rio.O caminho é tortuoso e com muito aclive, o rípio variando de dificuldade.

Por uns 20 km a estrada segue ao lado do rio, atravessando as montanhas com florestas e picos nevados. Este foi um dos trechos de estrada mais lindos em toda a viagem. Segui direto para a vila de Futaleufú, onde cheguei com o restinho de luz do dia.



Antes da ponte onde começa a vila há dois campings, na cidade há várias pousadas.

Fiquei nesta, muito agradável, quarto com banheiro, 10 milpesos com um café muito bom, os donos super simpáticos, e só havia eu porque já era fim de férias (dia 27 de fevereiro) .


Futaleufú uma cidade pequena, linda, simpática, emoldurada pelas montanhas nevadas.



Tem muitos restaurantes, mercados, posto telefônico, casa de câmbio.

Vale ficar um dia para caminhar, comer, descansar, sentar na praça, tomar um vinho, curtir o frio. Eu tive até vontade de ficar mais tempo.

O clima já é mais seco, tive que passar um creminho hidratante : mãos e pernas super ressecadas da poeira do dia anterior.

De Futaleufú até a fronteira com Argentina (paso futaleufu)são somente 10 km, pavimentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário