neste trecho tive dois companheiros de pedal de Santiago. Fiquei no camping ventisquero que tem aquecimento a lenha (1500pesos )e o dono é bem engraçado e atencioso.Encontrei dois israelitas que estavam nas termas e a noite jantamos todos juntos, tentando conversar, naquela mistura de inglês e espanhol que já é comum aqui
Dia seguinte, apesar do frio acordei cedinho para subir ao ventisquero. O caminho é bem enlameado, a mata é linda, ao lado da trilha corre o rio de água do degelo, cor verde e antes do ventisquero há uma cascata e um trecho de gelo na passagem, pode-se caminhar sobe o gelo.
Era domingo e na volta vinha uma galera, havia dois ônibus de excursão. Me safei por pouco, pude fazer toda a trilha sozinha na maior paz antes da invasão dos colegiais.
Na volta o Harold, dono do camping preparou meu segundo desayuno: ovos com cebola, pão. Depois me deu umas frutas e aí percebi como estava carente de frutas, acho que de coisas frescas em geral, nos últimos dias só comia pão,aveia, nozes, frutas secas , macarrão, enlatados; a última fruta que comi foi no lago blanco uma banana que ganhei de uma alemã e dividi com meus amigos .
Dia de sol, parti para enfrentar a cuesta morgada, subida contínua de
Fiquei num residencial do lado de um almacen:10000 pesos com jantar e desjejum e mate e conversa na cozinha ao pé do fogão com a senõra e seus filhos. Aqui comi o melhor aji até agora, caseiro, uma delícia. E o pão também. E a cama também.uma cama de verdade!!quanto tempo!!
A noite estava linda, com lua, frio.
Dia seguinte, belíssimo, estrada de lascar pneu. Há campings, a
Voltando a estrada principal, perto da ponte , há um almacen onde comi a melhor empanada do chile, que estava saindo do forno.
Logo aparece o rio futaleufú com águas verde esmeralda, alguns dizem que é azul, a princípio calmo depois com corredeiras.Há várias estações de rafting e campings ao longo do rio.O caminho é tortuoso e com muito aclive, o rípio variando de dificuldade.
Por uns picos nevados. Este foi um dos trechos de estrada mais lindos em toda a viagem. Segui direto para a vila de Futaleufú, onde cheguei com o restinho de luz do dia.
Antes da ponte onde começa a vila há dois campings, na cidade há várias pousadas.
Fiquei nesta, muito agradável, quarto com banheiro, 10 milpesos com um café muito bom, os donos super simpáticos, e só havia eu porque já era fim de férias (dia 27 de fevereiro) .
Futaleufú uma cidade pequena, linda, simpática, emoldurada pelas montanhas nevadas.
Tem muitos restaurantes, mercados, posto telefônico, casa de câmbio.
Vale ficar um dia para caminhar, comer, descansar, sentar na praça, tomar um vinho, curtir o frio. Eu tive até vontade de ficar mais tempo.
O clima já é mais seco, tive que passar um creminho hidratante : mãos e pernas super ressecadas da poeira do dia anterior.
De Futaleufú até a fronteira com Argentina (paso futaleufu)são somente
Nenhum comentário:
Postar um comentário