Chegamos a caleta gonzalo no fim do dia, pós uma linda travessia no transbordador.
ficamos no primeiro camping, a poucos metros da rampa.lindo como tudo aqui.
atravessamos a ponte sobre o rio Gonzalo onde há um funcionário para receber o pagamento: 1500 pesos
Foi possível armar as barracas ainda com alguma luz, porque aqui não há luz atificial, aqui começa o parque Pumalin, que é cortado pela carretera austral, onde não há luz, água quente e comida é raridade. Mas sobra beleza.
Ao chegar na caleta gonzalo há um serviço de informação turística onde pode-se comprar um mapa do parque . Pode-se tbém imprimir no site onde há informação www.parquepumalin.cl
Há também um café muito gostoso com lareira, um café completo sai por 3500,00, se estiver a fim de esbanjar
A umidade desta noite foi impressionante .e o frio também. Vesti todas as roupas que tinha, roupa de lã, meia delã,me enfiei no saco de dormir (para zero grau no extremo) e senti um pouco de frio.No dia seguinte, a névoa cobria a paisagem, estava muito frio, dei uma volta na caleta, e não resisti a tomar o desayuno no cafe da caleta, apesar do preço .
Foi muito agradável, sentei ao lado da lareira e aproveitei, na companhia do ciclista espanhol. ai,ai...
Em todo parque Pumalin a região é úmida, os senderos geralmente estão enlameados e é bom estar com botas ou a fim de meter o pé na lama , evitando alargar as trilhas. É bom um bastão de apoio para as subidas e descidas escorregadias, há muitos cajados de árvores já cortados.
Fiquei alguns dias no parque Pumalin, onde a cada dia fazia trekking :senderos de cascatas, vulcões,glaciares, e acampando em vários lugares. O Parque dispõe de vários campings mas o máximo de estrutura é :banheiros , galpões abertos para cozinhar e pequenos sítios(techos) cobertos para armar a barraca.Em dois campings, na caleta gonzalo e no Michmahuida há venda de pão, ovos, algum enlatado mas os preços são muito altos, porém o pão é caseiro (pan amasado), e vale os 100 pesos a unidade, as vezes tá saindo do forno,quentinho. Os senderos são sinalizados, alguns tem partes cobertas por madeira, legal pra evitar o desgaste do terreno, formação de valas, tal.
Após um dia de sol, na caleta Gonzalo, choveu a noite e no dia seguinte saí com chuva e frio para camping cascada escondida , onde há entrada para o sendero de mesmo nome. Próximo há o sendero dos alerces, lindo demais, é curto mas é pra fazer em silêncio, devagar, contemplando as magníficas árvores centenárias que podem chegar a 4000 anos ,
Há tbém o sendero do vulcão tronador, com uma laguna no topo. As trilhas no parque são somente para caminhar, não é permitido bici.
Mais um dia de chuva fina, este é o sul do chile, fui para camping lago blanco passando pelo lago negro.
Após armar a barraca no sítio mais bonito, vista pro lago, chegaram meus amigos andrés e Katy, molhados , e ficamos felizes com a coincidência :os locais de camping ficam escondidos, cada um tem um acesso individual e eles foram direto onde eu tava.
Aqui é cobrado 5000 pesos por sítio e dividimos o pagamento quando veio o guarda parque cobrar. Ajeitamos as barracas meio apertadas, um lio, como dizem aqui, muito divertido. Após mais uma noite de chuva e frio, atendendo aos pedidos de Katy, amanheceu ensolarado.
Ao abrir a barraca e ver o o espelho do lago iluminado pelo sol, fiz um ohhhohh que acordou os vizinhos.
o passarinho que vem nos “acompanhando” ,
o chucao, tava ali, mansinho,curioso, até entrou na mochila do andrés.
Próximo camping, Michinmauida. Acampamos num lugar lindo,com vista para o vulcão, com o fascinante glaciar no topo.
A noite foi a mais fria, de manhã havia cristais de gelo na barraca. Alguém disse que fez -3 graus de madrugada.
Para subir ao vulcão e ver o glaciar de perto tem que sair cedinho : são 10 horas de caminhada, parte no acesso do camping e, parte na carretera até a entrada do sendero,
onde o trecho inicial é suave e por dentro da mata , depois é mais íngreme, aberto e árido, e cheio de mutuca.
Ficamos frustrados por não poder tocar o gelo verde, só chegamos perto do gelo negro, coberto pela areia vulcânica. Tentamos ,mas há muitas pedras soltas no topo.
E é bom voltar correndo para se aquecer e enfrentar o banho gelado. Tudo gostoso:depois do banho ,pão caseiro quentinho comprado no almacen do camping.
Dia seguinte , chuva forte, frio, me enchi de roupa, jaqueta de chuva, luva de dedo, as mãos e pés congelados, uma delícia. Destino: Chaiten , que fica a
No caminho, playa santa bárbara, camping Los arrayanes.
Chegando a chaiten, no trecho que é asfaltado, caiu um pé-dágua, encontrei alguns mochileiros já conhecidos, na avenida costanera e me indicaram um camping barato e legal: hospedage violeta.
é muito doido, o camping é totalmente coberto e fechado, é um galpão com divisões para cada barraca, 1500 pesos por pessoa e na parte de cima há camas por 4000 pesos. Tem banho quente e tomadas prá carregar as pilhas . Os donos são legais. Por mais 1000 pesos pode usar a cozinha da casa.
Após me instalar sai pra comer e fiz a extravagância de ir no restaurante brisa del mar: salmão, vinho...nem conto quanto foi a conta, mas valeu, fiquei em estado de graça. Já havia parado a chuva, deitei num banco na avenida costanera e fiz a siesta, dormi mesmo, incrível. Encontrei um companheiro de ruta, Bruno, belga, também ficou na hospedage violeta.
Encontramos mais outros mochileiros que estavam na caleta gonzalo e de noite fizemos a festa com queijo e vinho.
Dia seguinte comprei querosene na estacion de servicios e dei uma geral na bici.
Almoço foi na cocineria, é muito interessante, são vários restaurantes no mesmo espaço, fazem comidas típicas, pescados, é tipo um mercado, com boxes e também vendem peixe e algas pra preparar. na costanera tem um mercado de artesanias, comprei uma colher de alerce.
De chaiten próxima parada é termas del amarillo, que faz parte do parque Pumalin. Os
Pode-se ficar no camping (1500 pesos) antes das termas , pagar a entrada(3000) nas termas e ir e voltar os pagar 7500 pesos no total e montar a barraca em um techo(teto) perto das piscinas.
Aqui compensei todos os banhos gelados: fiquei uma hora de molho na piscina: chovia, estava frio, as piscinas são ao ar livre, forma-se uma nuvem de condensação, é demais. a temperatura é de 45 graus mas é mais alta na saída da fonte até peguei prá fazer uma papinha de aveia. Há piscina de cimento e de fibra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário