Depois das termas del amarillo
retornei a carretera, seguindo para Puerto Cardenas, a 38 km , onde há o lago yelcho e dois km depois o ventisquero yelcho. http://www.yelcho.cl/
neste trecho tive dois companheiros de pedal de Santiago. Fiquei no camping ventisquero que tem aquecimento a lenha (1500pesos )e o dono é bem engraçado e atencioso.Encontrei dois israelitas que estavam nas termas e a noite jantamos todos juntos, tentando conversar, naquela mistura de inglês e espanhol que já é comum aqui
Dia seguinte, apesar do frio acordei cedinho
para subir ao ventisquero. O caminho é bem enlameado, a mata é linda, ao lado da trilha corre o rio de água do degelo, cor verde e antes do ventisquero há uma cascata e um trecho de gelo na passagem, pode-se caminhar sobe o gelo.
Era domingo e na volta vinha uma galera, havia dois ônibus de excursão.
Me safei por pouco, pude fazer toda a trilha sozinha na maior paz antes da invasão dos colegiais.
Na volta o Harold, dono do camping preparou meu segundo desayuno: ovos com cebola, pão. Depois me deu umas frutas e aí percebi como estava carente de frutas, acho que de coisas frescas em geral, nos últimos dias só comia pão,aveia, nozes, frutas secas , macarrão, enlatados; a última fruta que comi foi no lago blanco uma banana que ganhei de uma alemã e dividi com meus amigos .
Dia de sol, parti para enfrentar a cuesta
morgada, subida contínua de 10 km , paisagem linda, , Havia um casal de ciclistas no ventisquero que iria pegar um ônibus ao invés de pedalar ; disseram que a subida era terrível mas não é assim..o rípio estava bom, exceto no trecho antes de santa Lucia onde tem umas descidas com mais pedra. Soube que há pouco um ciclista holandês caiu aqui e quebrou a clavícula. Cheguei a villa Santa Lucia já entardecendo, havia saído do ventisquero yelcho as 16:30. Não há camping mas há muito lugar pra montar a barraca, sem banho..
Fiquei num residencial do lado de um almacen:10000 pesos com jantar e desjejum e mate e conversa na cozinha ao pé do fogão com a senõra e seus filhos. Aqui comi o melhor aji até agora, caseiro, uma delícia. E o pão também. E a cama também.uma cama de verdade!!quanto tempo!!
A noite estava linda, com lua, frio.
Dia seguinte, 80 km até Futaleufu, um percurso
belíssimo, estrada de lascar pneu. Há campings, a 15 km e a 25 km de Sta Lucia . O caminho passa pela margem sul do lago Yelcho,. Depois Puerto Piedra a 30 km , logo Puerto Ramirez. Entrei em Puerto Ramirez , onde há um desvio a estrada é uma trilha pedregosa que chega a um portinho, acho q é um braço do rio Palena .tem que ir e voltar, mas é curtinho.
Voltando a estrada principal, perto da ponte , há um almacen onde comi a melhor empanada do chile, que estava saindo do forno.
Logo aparece o rio futaleufú com águas verde esmeralda, alguns dizem que é azul, a princípio calmo depois com corredeiras.Há várias estações de rafting e campings ao longo do rio.O caminho é tortuoso e com muito aclive, o rípio variando de dificuldade.
Por uns 20 km a estrada segue ao lado do rio, atravessando as montanhas com florestas e
picos nevados. Este foi um dos trechos de estrada mais lindos em toda a viagem. Segui direto para a vila de Futaleufú, onde cheguei com o restinho de luz do dia.
Antes da ponte onde começa a vila há dois campings, na cidade há várias pousadas.
Fiquei nesta, muito agradável, quarto com banheiro, 10 milpesos com um café muito bom,
os donos super simpáticos, e só havia eu porque já era fim de férias (dia 27 de fevereiro) .
Tem muitos restaurantes, mercados, posto telefônico, casa de câmbio.
Vale ficar um dia para caminhar, comer, descansar, sentar na praça, tomar um vinho, curtir o frio. Eu tive até vontade de ficar mais tempo.
O clima já é mais seco, tive que passar um creminho hidratante : mãos e pernas super ressecadas da poeira do dia anterior.
De Futaleufú até a fronteira com Argentina (paso futaleufu)são somente 10 km , pavimentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário