terça-feira, 7 de outubro de 2008

de Lisboa Coimbra

a midéia inicial era seguir de trem até o Porto - 300 Km- para iniciar o caminho português.
Entretanto, para levar a bicicleta no trem rápido(alfa pendular) até o Porto,  só é possível em mala.
Optei então por pegar trens regionais, mais lentos e com conexões. Foi muito agradável mesmo demorando mais porque pude conhecer os pequenos lugares e passar um dia em Coimbra.
Minha filhota que não queria me largar ,hehe .foi comigo.Nos encontramos na estação Santa Apolônia para pegar o comboio.


Muito tranquilo, pouca gente, acomodei a bici na vaga de cadeira de rodas, ao lado de onde nos sentamos
e fomos curtindo a paisagem ; plantações de azeitona , uva, milho, pequenas vilas, inùmeras estações muito bonitas com painéis de azulejos nas paredes.















Trocamos de comboio num lugar chamado
Entroncamento. era uma cidadezinha, onde  tivemos que esperar duas horas e aproveitamos para
uma merenda na pracinha, à sombra de uma oliveira.
enquanto comíamos ouvimos um barulho como de gas saindo sob pressão. eu disse; hmm, furou o pneu....e realmente , foi muito estranho, acho que devido a problema na válvula, o fato é que a câmara rasgou. ficamos as duas olhando o pneu arriado, como a coisa mais normal, é furou...hmm delícia este sorvete que ganhei de uns putos quando esperava a Jane no supermercado.
terminamos o delicioso lanche e trocamos a câmara, a Jane até aprendeu . corremos  de volta à estação para o próximo comboio que seguiu direto para Coimbra com pequenas paradas nas interessantes estações.




















Coimbra é uma cidade linda, com arquitetura preservada, ruas estreitas  no centro histórico e  pessoas gentis e atenciosas. estava muito calor, demos umas voltas para encontrar a pousada de juventude . a mala da Jane estava meio capenga então coloquei na garupa da bici e lá fomos feito retirantes..






Prá castigar mais o hostel ficava na parte alta da cidade, é claro, gostamos de umas subidas.

E m portugal há boa oferta de albergues mas na alta temporada e em cidades turísticas tem que  fazer reservas prá não ficar sem pouso.


http://www.pousadasjuventude.pt/


Depois de acomodadas no agradavel hostel fomos passear pela cidade, conhecer  todas as velharias lindas, parques, igrejas, restaurantes, bares.

Jantamos em um restaurante junto a uma famosa fonte.
No o jantar,  peixe grelhado, com vinho prá relaxar, O peixe em Portugal é muito bom, sempre fresco e o vinho, mesmo o mis barato é muito bom.
  nove horas da noite ainda está claro, mas mesmo depois que escurece pode-se passear até tarde pelas ruas, sem perigo.


Quando estávamos caminhando escutamos uma música e deparamos com uma apresentação de danças regionais  num palco montado num   largo, cadeiras na rua, as dançarinas e dançarinos trajando   roupas  regionais, as mulheres calçando  chinelas que fazem ruido para marcar os passos da dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário