Em fevereiro deste ano de 2007 realizei dois antigos planos de uma só vez: travessia dos andes e carretera austral de bicicleta
dividi a viagem de bicicleta em três partes: travessia dos andes,carretera austral e patagônia argentina
parte aérea de florianópolis a mendoza, Ar, onde iniciei a pedalada de travessia dos andes,
de santiago do chile , ônibus até Puerto Montt, início da carretera austral, até santa lucia, de
Há tempo planejava pedalar na carretera austral e a idéia foi tomando forma com pesquisas na internet e contato com outros ciclistas que já haviam feito esta viagem, até que encontrei o Valdo http://www.salesianos.pt/v/valdo.htm, em Timbó
aí tudo pareceu mais fácil e mais próximo.Tentei contagiar outras pessoas mas acabei indo só.
defini o roteiro para que o retorno fosse por um caminho diferente da ida.Meus amigos
www.euronopedal.th.com.br/patagonia_no_pedal.htm
me deram informações preciosas,
Fui na embaixada de Chile e Argentina na Av. rio Branco, no prédio da Junta comercial do estado,onde não me permitiram deixar a bicicleta nos fundos do prédio.
deixei no Planel Towers , em frente, onde o porteiro é gente legal.
assim, num domingo caloroso e devido ao atraso, com direito a passageiros reclamando tanto que até nos pagaram jantar, por sinal, muito bom .
assim cheguei a Mendoza umas 10 da noite e não havia um taxi grande
para transportar a bici. Já ia montando tudo para ir pedalando quando apareceu um muchacho mui
No dia seguinte pedalei pela cidade e arredores, mas não tomei vinho, tava muito calor.
Fui num parque famoso, general
dia seguinte, pedal rumo aos andes, sol, muito calor, aqui senti o clima seco -umidade de 50 a 60%- antes
de pegar a ruta dos andes já havia bebido 1 litro de água.
para sair de Mendoza é melhor seguir sempre pela avenida san martin ao invés de pegar o acesso principal . Também é mais bonito e logo se vê as montanhas ao longe.
após uns 30 km
Passamos por Potrerillos, 63 km de Mendoza,trecho com poucas subidas. há movimento de carros
a partir daqui é difícil pontos de abastecimento de água e comida. O rio Mendoza, com águas de cor cinza acompanha a estrada e há estações de rafting ao longo do trajeto,
Aqui um lago azul de água do degelo
trecho com vários túneis.
Em Uspallata acampamos e foi quando testei a gambiarra nas varetas da barraca, que não funcionou. Depois jantamos em restaurante legal, churrasco, vinho.
Aqui já está mais frio ,altitude de 1870 m, segundo o altímetro do Dirck.
De Uspallata a Los Penitentes, 65 km com vento forte e subida a 2500 m ,a paisagem é cada vez mais
Prá garantir levava sempre 2 litros de água. Nunca bebi tanta e como não estou acostumada com clima seco, colocava soro fisiológico no nariz a toda hora.
Para comprar comida, em Polvaredas há kiosco e Punta de Vacas há um comedor e posto telefônico. Pernoitamos no refugio Las Cañas em Los Penitentes, onde o ciclista maluco, Fernando,
que se juntou a nós, também pernoitou, todos na mesma habitacion,
Para ver o aconcagua da estrada há só um lugar, o mirador, onde , depois de marcar território, posei prá foto histórica. e aqui Fernando seguiu, tinha pressa de chegar no chile .
http://www.aconcaguaspirit.com.ar/
http://www.grajales.net/aconcagua_trekking_2.html
http://www.argentinianexplorer.com/espanol/aconcagua-plaza-de-mulas.asp
assim seguimos pensando:quem sabe, próximo ano....
em Las cuevas nos hospedamos no hostel arco de las cuevas.
larguei tudo e subi caminhando até o Cristo, 4000 m de altitude, vento terrível, no topo o frio devido ao vento era insuportável, havia até um ventisquero(pequeno glaciar) no caminho, pouco antes do topo.
quase que o vento me carrega, levou meu cachecol e um muchacho conseguiu pegar nas pedras abaixo do mirador. meu herói!!!
aqui são 21 horas e ainda tem sol.
após um delicioso jantar,
onde consegui terminar a garrafa de vinho de 300 ml que trazia desde Uspallata,
dormi no último andar do hostel, quarto com calefação, escuridão e silêncio total.
dia seguinte travessia do túnel Cristo redentor,Passo Libertadores. enquanto esperava a camioneta que transporta ciclistas fiquei na cabina do piaje, tomando chá com o senõr encarregado, fugindo do frio e do vento lá fora. após a travessia do túnel, muito divertido o motorista, travessia pela alfândega, tudo ok.chegamos ao Chile,uhuuu
estava preocupada com a passagem por outro túnel , antes de Santiago, túnel Chacabuco, fica após a cidade de Los Andes, alguns diziam que não podia passar, outros que havia transporte para ciclistas, mas foi super tranquilo, o senõr da guarita ligou pro outro lado do túnel e em 5 minutos veio o muchacho de camionete, todos simpáticos.
Decidi chegar a Santiago neste dia, era sexta-feira, precisava arrumar minha barraca, comprar umas coisas para a carretera, porém da fronteira são
E foi o que me safou de chegar a noite numa cidade que não conhecia.
O motorista, Eric , super legal ,olhaí que fofo,também gostava de pedalar e sonhava em fazer viagens longas. Levou-me até na porta do hostel, falando das coisas no caminho, aqui é bairro tal, por ali é tal, sempre animado, conversando, deixou número de telefone , se precisasse de algo era só ligar...impressionante...e com serviço de bordo, refri, frutas. eu sou mesmo sortuda.
No sábado saí pela cidade, tudo tranquilo, neste dia estava começando a operar o novo sistema de transporte urbano,o transantiago, e estava atrasado, a cidade estava vazia, uma beleza!!
em frente ao palácio do governo passou um ciclista maluco, tipo bicicleteiro, com cartaz de protesto e os guardas foram atrás..hahha
Havia uma concentração do pessoal de movimentos organizados, distribuindo panfletos, justamente porque o transantiago não faz integração com bicicleta.
Não encontrei as varetas para minha barraca e comprei uma barraca por 16 dólares, deve ser ótima, pelo peso...só as varetas pesam tanto quanto a outra barraca inteira.tá certo que era promoção.
liguei pro Mario, cicloativista , nos conheciamos pela internet,me encontrou no hostel , um amor, me esperou, pedalamos por Santiago, muito legal, há ciclovias com sinalização,semáforo,e alguns motoristas mal educados avançam na faixa, o Mário chama a atenção do cara, firme no seu direito.legal.
E é um cara paciente, me aturou, me ajudou...
aí está ele atravessando a rua.precisa ver a buzina da bici dele...hahahah me levou na rodoviária, compramos passagem para puerto Montt, voltamos a sua casa , me deu dicas sobre a carretera austral onde já pedalou, caiu, rompeu o casco,foi socorrido em Hornopiren, passou um tempo na casa de Dona Ilda, deu-me uma foto para entregar a esta senhora . e quase perco o bus para Puerto Montt, achamos que saia de uma plataforma e a gente bem tranquilo chupando um picolé, quando perguntamos era outra ,saimos correndo, estava saindo, o motorista não queria esperar, foi por um segundo, uff....uffff....valeu, Mario. fim da primeira etapa. até....
Oi amiga
ResponderExcluirEstamos com brotoejas de tanta curiosidade sobre a sua pedalada austral. Cadê relato e fotos?
Quase nos encontramos na terra de los hermanos. Em janeiro fiz uma voltinha de 8500 Km passando por Mendoza, Santiago indo até Porto Montt e retornando por Bariloche, Bahia Blanca.
Abraços
Carlos e Malú
ai, pedalar é fácil, difícil é escrever e ficar sentada na cadeira. Já pensei em colocar uma ergométrica na frente do PC.pedalando e teclando ...jejejeje
ResponderExcluirpois eu pensei que teria a surpresa de encontrar vocês; quando encontrava motociclistas me lembrava.já pensou, nos encontrarmos nos andes. Quando tomei os vinhos lembrei-me de ti, grande apreciador. e na carretera austral com toda aquela água, cascata, lagos, lembrei da magia das águas no vale europeu.
consegui fazer um álbum no yahoo. estou mandando link prás listas.acho q com este linkão dá prá acessar:
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/hilarocha/album?.dir=9b41re2&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//br.pg.photos.yahoo.com/ph/my_photos
comecei um relato pro multiply, tá saindo...devagar, tipo subindo a lomba .
Malu, Carlos, abraços e tudo de bom procês e vamos combinar outra.
Olá, meu nome é Glauco e sou Cirurgião-Dentista em Poços de Caldas. Pedalo há 19 anos de MTB e XC e já fiz algumas viagens dentro do Brasil...(caminho da fé inteiro e Litoral Norte, além de usar a bike para viajar dentro de meu estado. Em 2009 quero ir até o Chile atravessando os Andes como vc, mas pretendia sair de Uruguaiana... o que acha... vc pode me ajudar no planejamento ..... meu email é glauco@pocos-net.com.br
ResponderExcluirCara, será que você pode entrar em contato comigo? Vou produzir um documentário de viagem para bicicleta e gostei dos passeios que você fez. Talvez possamos trocar algumas idéias e quem sabe trabalhar juntos. Por favor, mande um e-mail para enzimage@gmail.com
ResponderExcluirsi
ResponderExcluirQue experiência legal!
ResponderExcluirAdorei o seu relato...
Vou começar a me planejar.
Abs!
Valeu Hila!!!
ResponderExcluirGrande Abraço...
Dos Amigos Sergio/Gisella
www.euronopedal.th.com.br