segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Santiago de Compostela-muxia-fisterre

após o caminho português, fiquei 2 dias em santiago de compostela e segui para Muxia e Fisterre, na costa da Galícia,  para completar o caminho dos peregrinos.

O Caminho era feito pelos peregrinos que ainda tinham forças e queriam sofrer mais um pouco, além de ver o mar num dos lugares onde o por do sol é mais bonito. Fisterra ou Finisterre é “Fim do Mundo”, ou o “Fim da Terra”, e fica na  Costa da Morte, um lugar de muitos naufrágios.

Antes da peregrinação religiosa já havia peregrinações entre o povo celta, com objetivos mais mágicos. O lugar é realmente deslumbrante, mas tem que assistir ao sol mergulhando no mar.

O roteiro de peregrinação proposto geralmente é primeiro Fisterre e depois Muxia. assim estava no guia que peguei na oficina de turismo e assim eu pretendia fazer até que após uma subidona em que parei numa fonte encontrei dois ciclistas que estavam voltando e aconselharam a ir  antes a  Muxia. e acho que tinham razão. Muxia é uma vila de pescadores, pequena e tranquila  com praia para turistas. O albergue de peregrinos é ótimo.






em Muxia o visual no costão é alucinante, há um caminho junto ao mar que leva até o alto do costãoonde há uma igreja junto ao mar, o santuário da Virxe da Barca.


Há um monumento que lembra a tragédia do derramamento de petróleo do navio Prestige

"A obra, "A Ferida" é.....,a escultura maior de Espanha.
No projecto, que durou seis meses,o autor residiu em Porriño e Muxia, dedicando-lhe todo o seu tempo.O resultado é um grande monolito de mais de onze metros de altura, dividido em duas partes e simbolizando a ruptura, o impacto que representou o "Prestige" para a costa galega.
Através da fenda pode ver-se o mar e a obra é observada, também ao longe, pelos barcos que se aproximam de terra,para que os seus tripulantes não esqueçam o impacto da maré negra e a enorme vaga de solidariedade em que se empenharam tantos voluntários." (texto tirado de ..onde foi mesmo? perdi o link...) 

Seguindo para Finisterre no dia seguinte peguei uma estrada asfaltada junto a costa, lindo, lindo.




aqui encontrei vários ciclistas, alguns viajando, outros passeando ou treinando.


O dia estava lindo, um pouco nublado , temperatura alta, porém junto a costa o vento amenizava o calor.

Este trecho tem bastante asfalto mas também ótimas trilhas que vão serpenteando junto a carretera.

há que tomar cuidado em alguns trechos de descida de trilha que termina abruptamente na estrada principal, como este onde após a descida o caminho cruza o asfalto e continua numa trilha que é prá down-hill.

dá prá ver um ciclista no trecho de descida para o asfalto...mais abaixo, a continuação da trilha. tirei a foto após voltar para a carretera.

cheguei a finisterre na hora do almoço e após deixar a bagagem no albergue fui almoçar num restaurante muito legal: caldo galego(com polvo e marisco), peixe, batata, sobremesa, vinho muito bom a vontade, tudo por 10 euros.

depois fui conhecer as redondezas e visitar o museu do mar, onde foi muito agradável escutar um um experiente pescador dando explicações sobre técnicas de pesca, equipamentos, polvos e peixes.

ao entardecer, segui pela estrada junto ao mar até o cabo finisterre,onde há o farol, e onde os peregrinos queimam a roupa .

Neste dia, devido ao calor e a evaporação o por de sol foi deslumbrante. Havia muita gente no costão e pudemos assistir ao espetáculo ao som de violão e faluta da dupla de músicos que "mora " ali.

ao oferecer suco de fruta para o músico ele retribuiu com vinho.



             









Nenhum comentário:

Postar um comentário