quando volto para Imarui já seguindo viagem, pego um caminho mais perto da lagoa, com mais subidas e vista mais bonita das águas calmas com várias ilhotas. estou impressionada com a beleza deste lugar, nunca alguém comentou comigo sobre isto, e é tão perto de Florianópolis. Imagino um circuito de cicloturismo nesta região.
Há alguns restaurantes que servem o camarão pescado na lagoa . No dia anterior, o Ismael , da escola de informática comentou que as águas da lagoa estão contaminadas pelo agrotóxico das plantações de arroz da região. Também comentou que a população do município está diminuindo porque as pessoas buscam emprego em outras cidades.
A cidade de Imaruí, pequena e simpática, tem algumas construções antigas preservadas e se estende a beira da lagoa, com trapiches e calçadas .
A estrada que costeia a lagoa, tem trechos íngremes, é de terra na maior parte, com trecho de lajotas no final, onde tenho que pegar a br 101 para ir a Laguna. Agora sigo por 12 km de rodovia duplicada mas na travessia da ponte não há duplicação nem acostamento no sentido imarui- laguna. deveria ter seguido na contramão, foi uma travessia arriscada, quando acabou foi um grande alívio.
em laguna paro no posto de informação turística, procurando mapa da região mas não há disponível. Pretendia ficar vparios dias conhecendo a cidade e as praias.
Opto por ir direto para o farol, evitando ter que pedalar de noite. passo antes no mercado público municipal, para comprar alguma comida, há uma loja de produtos integrais , o pão é ótimo, o chá, servido em xícaras de verdade,(não em plástico), é delicioso, completando o ambiente acolhedor e simpático da loja.
Para chegar ao farol deve-se pegar a balsa que sai com frequencia dia e noite.
a travessia é curta, 5 minutos, depois sigo mais 17 km até o farol. a regiaão é bem servida de comércio, com supermercados.
a tarde cai, o sol vai ficando vermelho, depois fico sabendo que é devido a nuvens de fumaça provenientes de queimadas, mas é lindo.
a estrada tem trechos com areia fofa, alguns bem difíceis de pedalar, onde as dunas avançam. ou foi a estrada que avançou onde havia dunas.
chego bem no limite de escurecer ao camping cardoso, antes da subida para o farol.
hoje pedalei 88 km em 6 horas.
Sou recepcionada com muita simpatia pelo Murilo, surfista proprietário, oferece o preço do camping para eu ficar no albergue, convida prá tomar um caldinho de feijão.
de noite vou caminhando para o farol, depois de me encher de roupas, até cachecol e luva, prá enfrentar o vento.
Dia seguinte, 22/9, é domingo, há mais movimento na região, mesmo sendo inverno vem gente surfar ou passar o dia, pescar, almoçar.
saio após o delicioso e bem servido café do camping, vou de bicicleta até o fim da estrada, depois de passar pelo farol.
na volta há mais carros circulando , ou tentando, porque a estrada é estreita, os carros estacionam, congestiona o trânsito e o pessoal de carro vai se enfiando. Passo por tudo, vou no restaurante Eva, o almoço é ótimo, com peixe, camarão, e é barato, a quilo.
de tarde caminhando pelo costão vejo um panorama muito triste: muito lixo largado entre as pedras, garrafas plásticas, sacolas, latas de cerveja, linhas de pesca. vou catando até encher uma sacola enorme que levo na pousada Capitão Gancho, pedindo para o proprietário, o Tico, se poderia ali deixar para ser recolhido. ele aceita, elogia o gesto, e...surpresa! me oferece um pernoite de cortesia, num quarto bem de frente pro mar!!
quase não acredito, vou correndo pro camping, numa alegria só, pego minhas tralhas e me instalo neste lugar lindo, assistindo a mais um por de sol vermelho e me despedindo do Tico que volta prá Laguna, vai levando todo o lixo da pousada prá garantir que os cachorros não espalhem, leva até o lixo dos vizinhos, na caminhonete.
A noite é de lua quase cheia, céu claro , fico conversando com o Beto, que toma conta da pousada, preparo um delicioso chá com a hortelã colhida perto do farol.
http://www.pousadacapitaogancho.com.br/menu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário